Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) menssagem para o Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU 2020
27 May 2020 -  Mensagem de vídeo o Secretário-Geral para o Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU 2020.
Hoje homenageamos mais de um milhão de homens e mulheres que serviram enquanto soldados da paz das Nações Unidas e os mais de 3.900 que perderam as suas vidas no cumprimento do dever.
Expressamos também a nossa gratidão aos 95.000 civis, polícias e militares atualmente destacados em todo o mundo.
Eles enfrentam um dos maiores desafios de sempre: cumprir os seus mandatos de paz e de segurança, ao mesmo tempo que ajudam os países a lidar com a COVID-19.
Este ano, o tema é “Mulheres na Manutenção da Paz” e destaca o papel fundamental das mulheres nas nossas operações.
As mulheres têm melhor acesso às comunidades que servimos, pemitindo-nos melhorar a proteção de civis, promover os direitos humanos e reforçar o nosso desempenho em geral.
Hoje é particularmente importante, uma vez que as mulheres promotoras da paz se encontram na linha da frente no combate à covid-19, em contextos precários - utilizando a rádio local para espalhar as mensagens de saúde pública, entregando às comunidades os produtos de prevenção necessários e apoiando os esforços das forças de paz locais.
No entanto, as mulheres representam apenas 6% do contigente militar, de polícia, de agentes de justiça e de pessoal colocados no terreno.
Ao comemorarmos o 20º aniversário da Resolução do Conselho de Segurança 1325 sobre Mulheres, Paz e Segurança, devemos fazer mais para alcançarmos a representação igualitária em todas as áreas da paz e segurança.
Juntos, iremos continuar a lutar pela paz, derrotar a pandemia e construir um futuro melhor.
Recent Video On Demand