Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o Dia Mundial das Cidades 2020
28 Oct 2020 -  Mensagem vídeo de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, sobre o Dia Mundial das Cidades 2020.
Neste Dia Mundial das Cidades, reconhecemos a contribuição extraordinária feita pelas comunidades nas nossas cidades e vilas.
O valor das comunidades foi evidenciado durante a resposta à Covid-19.
As cidades sofreram o impacto da pandemia.
As áreas urbanas já abrigam 55 por cento da população mundial e esse número deverá aumentar para 68 por cento até 2050.
O nosso mundo em rápida urbanização deve responder com eficácia a esta pandemia e preparar-se para futuros surtos de doenças infeciosas.
Com a pandemia a estrangular muitas vezes a saúde pública e os serviços de apoio, as comunidades organizaram-se para manter os seus bairros seguros e em funcionamento, trabalhando com os governos locais e nacionais para apoiar a resposta.
Vimos vizinhos fazendo compras e cozinhando para os enfermos e idosos, residentes apoiando profissionais de saúde e grupos locais de voluntários e religiosos apoiando os vulneráveis.
As comunidades são inovadoras, resilientes e proativas.
Elas desempenham um papel vital na construção de cidades sustentáveis a nível económico, social e ambiental.
Vamos continuar a reconhecer o seu valor.
Enquanto recuperamos da pandemia e nos envolvemos na Década de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, temos a oportunidade de redefinir a forma como vivemos e interagimos.
A ação local é fundamental.
Quando as comunidades urbanas estão envolvidas na formulação de políticas e decisões, e capacitadas com recursos financeiros, os resultados são mais inclusivos e duradouros.
Vamos colocar as nossas comunidades no centro das cidades do futuro.
Open Video Category
Conferences/Summits