Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) mensagem por ocasião do início do Ramadão
22 Apr 2020 -  Envio os meus mais calorosos cumprimentos numa altura em que milhões de muçulmanos ao redor do mundo começam a celebrar o mês sagrado do Ramadão.
Este será, evidentemente, um Ramadão muito diferente. Muitas atividades comunitárias serão naturalmente afectadas pelas medidas de combate à pandemia COVID-19.
Entretanto, muitas pessoas em zonas de conflito irão, uma vez mais, celebrar este mês rodeados por guerra e insegurança.
Apelei recentemente a um cessar-fogo global para nos focarmos no nosso inimigo comum – o vírus.
Hoje, reitero esse apelo, relembrando a palavras do Santo Corão “e se eles se inclinam para a paz, então inclinem-se para ela.”
O Ramadão é também apoiar os mais vulneráveis. Agradeço a todos os governos e pessoas em todo o mundo muçulmano que vivem a sua fé, apoiando aqueles que fogem do conflito na melhor tradição muçulmana de hospitalidade e generosidade – uma lição notável neste mundo onde tantas portas se têm fechado aos que precisam de protecção, mesmo antes da COVID-19.
Uma vez mais, os meus melhores cumprimentos a todos pela misericórdia, solidariedade e compaixão nestes tempos difíceis.
Ramadan Kareem.
Open Video Category
Conferences/Summits