Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o Dia dos Direitos Humanos 2020 “Recuperar Melhor: Promova os Direitos Humanos”
9 Dec 2020 -  A pandemia da Covid-19 reforçou duas verdades fundamentais sobre os direitos humanos.
Primeiro, a violação dos direitos humanos é prejudicial para todos.
A pandemia da Covid-19 teve um impacto desproporcional em grupos vulneráveis, incluindo trabalhadores que estão na linha de frente, pessoas com deficiência, idosos, as mulheres e meninas, e minorias.
Tem aumentado porque a pobreza, a desigualdade, a discriminação, a destruição do nosso meio ambiente e outras falhas nos direitos humanos criaram enormes fragilidades nas nossas sociedades.
Ao mesmo tempo, a pandemia está a comprometer os direitos humanos, dando um pretexto para respostas de segurança severas e medidas repressivas que restringem o espaço cívico e a liberdade de imprensa.
A segunda verdade evidenciada pela pandemia é que os direitos humanos são universais e protegem-nos a todos.
Uma resposta eficaz à pandemia deve ser baseada na solidariedade e na cooperação.
Abordagens que dividem, autoritarismo e nacionalismo não fazem sentido contra uma ameaça global.
As pessoas e os seus direitos devem estar na frente e no centro da resposta e da recuperação. Precisamos de estruturas universais baseadas em direitos, como cobertura de saúde para todos, para vencer esta pandemia e nos protegermos no futuro.
O meu Apelo à Ação pelos Direitos Humanos explica o papel central dos direitos humanos para a resposta à crise, para a igualdade de género, para a participação pública, para a justiça climática e para o desenvolvimento sustentável.
No Dia dos Direitos Humanos e todos os dias, vamos decidir agir coletivamente, com os direitos humanos na frente e no centro, para recuperarmos da pandemia da Covid-19 e construirmos um futuro melhor para todos.
Open Video Category
Conferences/Summits