Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar 2020
29 Sep 2020 -  “A perda e o desperdício alimentar é eticamente inaceitável. Em um mundo com alimentos suficientes para alimentar todas as pessoas, em todo os lugares, 690 milhões de pessoas continuam a passar fome e 3 biliões não conseguem ter uma dieta saudável.
A perda e o desperdício de alimentos também esbanjam recursos naturais - água, solo e energia, sem falar no trabalho humano e no tempo. Isso agrava as mudanças climáticas, dado o papel significativo da agricultura na produção de emissões de gases de efeito estufa.
A preocupação internacional está refletida no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, que consagra o compromisso de erradicar a fome, e no ODS 12, que nos convida a cortar pela metade o desperdício de alimentos e a reduzir a perda de alimentos até 2030. Enquanto muitos países já estão agindo, precisamos intensificar esforços.
A pandemia da Covid-19 evidenciou a fragilidade dos nossos sistemas alimentares e agravou a perda e o desperdício de alimentos em muitos países. Precisamos de novas abordagens e soluções.
Esta comemoração inaugural do Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos ocorre num altura em que nos preparamos para a Cimeira de Sistemas Alimentares de 2021.
Apelo aos países que estabeleçam uma meta de redução alinhada com o ODS 12, que meçam a sua perda e desperdício de alimentos e ajam com ousadia para reduzi-los. A ação política nesta área também deve ser incluída nos planos climáticos do Acordo de Paris.
Muitas empresas devem adotar uma abordagem semelhante. As pessoas podem fazer compras com cuidado, armazenar os alimentos corretamente e fazer um bom uso das sobras.
Vamos trabalhar juntos para reduzir a perda e o desperdício de alimentos para o benefício das pessoas e do nosso planeta”.
Open Video Category
Conferences/Summits