Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o Dia Internacional Dos Idosos
30 Sep 2020 -  O mundo assinala o 30º aniversário do Dia Internacional dos Idosos enquanto avaliamos o impacto desproporcional e severo da pandemia da Covid-19 sobre idosos em todo o mundo - não apenas na sua saúde, mas nos seus direitos e bem-estar.
Os idosos devem ser uma prioridade nos nossos esforços para superar a Covid-19. Seguindo o tema da comemoração deste ano, devemos também examinar como a pandemia pode mudar a forma como lidamos com a idade e o envelhecimento em nossas sociedades. Será crucial expandir as oportunidades para os idosos e aumentar o seu acesso à saúde, pensões e proteção social.
A comemoração deste ano acontece enquanto o mundo também assinala o Ano Internacional dos Enfermeiros e Parteiras, que destaca o papel vital dos assistentes sociais e de saúde na resposta à pandemia. A maioria desses profissionais são mulheres incluindo muitas idosas. Estas são as pessoas que dedicam as suas vidas aos nossos cuidados e ao cuidado dos mais velhos, mães e filhos, e merecem um apoio muito maior.
Ao procuramos recuperar melhor, juntos, devemos juntar esforços durante a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 para melhorar a vida das pessoas idosas, suas famílias e comunidades. O potencial dos idosos é uma base poderosa para o desenvolvimento sustentável. Mais do que nunca, devemos ouvir as suas vozes, sugestões e ideias para construir sociedades mais inclusivas e amigas dos idosos.