Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre a premiação do Prêmio Nobel da Paz 2020 para o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas
9 Oct 2020 -  Mensagem vídeo de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas sobre a premiação do Prêmio Nobel da Paz para o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
Estou muito satisfeito com a decisão do Comitê Nobel de conceder o Prêmio Nobel da Paz deste ano ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.
Felicito calorosamente David Beasley, diretor-executivo do PMA/WFP, e toda a equipe do Programa Mundial de Alimentos, por este reconhecimento.
O Programa Mundial de Alimentos é o primeiro no mundo na linha de frente da resposta à insegurança alimentar.
Em meus dez anos como alto-comissário das Nações Unidas para Refugiados, tive o privilégio de trabalhar lado a lado com meus colegas do Programa Mundial de Alimentos.
Eu os vi nos locais mais remotos e perigosos com enorme coragem, dedicação e competência servindo aos mais vulneráveis ​​entre as pessoas vulneráveis ​​deste mundo.
Em um mundo de abundância, é impensável que centenas de milhões vão para a cama todas as noites com fome. Outros milhões estão agora à beira de uma epidemia de fome devido à pandemia de Covid-19.
Em toda parte, também há fome por cooperação internacional. O Programa Mundial de Alimentos também alimenta essa necessidade. O PMA opera acima do reino da política, com a necessidade humanitária conduzindo suas operações. A própria organização sobrevive com contribuições voluntárias dos Estados-membros da ONU e do público em geral.
Essa solidariedade é precisamente necessária agora para enfrentar não apenas a pandemia, mas outros testes globais de nosso tempo. Sabemos que ameaças existenciais como as mudanças climáticas agravarão ainda mais a crise da fome. Sabemos que alcançar a fome zero é um imperativo para a paz.
Um mundo faminto não é um mundo pacífico.
Saúdo as mulheres e os homens do Programa Mundial de Alimentos — e, na verdade, toda a equipe da ONU — por todos os seus esforços para fazer avançar a causa da paz e os valores das Nações Unidas hoje e todos os dias.
Open Video Category
Non-Governmental Organizations