Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o declaração sobre corrupção no contexto da COVID-19
14 Oct 2020 -  Mensagem vídeo de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, sobre o declaração sobre corrupção no contexto da COVID-19.
A corrupção é criminosa, imoral e a maior traição à confiança pública.
É ainda mais prejudicial em tempos de crise - como a que o mundo está a assistir agora com a pandemia da Covid-19.
A resposta ao vírus está a criar novas oportunidades para explorar a fraca supervisão e a transparência inadequada, desviando fundos das pessoas num momento de maior necessidade.
Os governos podem agir apressadamente sem verificar os fornecedores ou determinar preços justos.
Comerciantes sem escrúpulos vendem produtos defeituosos, como ventiladores com defeito, testes mal fabricados ou medicamentos falsificados.
E o conluio entre aqueles que controlam as cadeias de abastecimento levou a custos exorbitantes de bens muito necessários, distorcendo o mercado e negando a muitas pessoas um tratamento que salva vidas.
Devemos trabalhar juntos para impedir esse tipo de roubo e de exploração, reprimindo os fluxos financeiros ilícitos e os paraísos fiscais; combater os interesses instalados que beneficiam do sigilo e da corrupção; e exercer máxima vigilância sobre como os recursos são gastos a nível nacional.
Juntos, devemos criar, sem demora, sistemas mais robustos que sejam responsáveis, transparentes e íntegros.
Devemos responsabilizar os líderes.
Os empresários devem agir com responsabilidade.
É essencial ter um espaço cívico vibrante e acesso direto à informação.
E devemos proteger os direitos e reconhecer a coragem dos delatores que denunciam irregularidades.
Os avanços tecnológicos podem ajudar a aumentar a transparência e a supervisionar melhor a aquisição de produtos médicos.
Os órgãos anticorrupção precisam de maior apoio e de capacitação.
As próprias Nações Unidas continuam a dar prioridade à transparência e à responsabilidade, dentro e fora da resposta à Covid-19.
Para muitas pessoas em todas as regiões, a corrupção tem sido, desde há muito, uma fonte de desconfiança e de raiva em relação aos seus líderes e governos.
Mas a corrupção em tempos da Covid-19 tem o potencial de minar seriamente a boa governação em todo o mundo e de nos desviar ainda mais do nosso trabalho de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Apelo a todos os governos e líderes que sejam transparentes e responsáveis e que utilizem as ferramentas fornecidas pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
À medida que uma velha praga assume novas formas, vamos combatê-la com novos patamares de determinação.
Open Video Category
Non-Governmental Organizations