Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o Dia Mundial da Saúde Mental 2020
8 Oct 2020 -  Mensagem vídeo de António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, sobre o Dia Mundial da Saúde Mental 2020.
Em todo o mundo, quase 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental. A cada 40 segundos, alguém morre por suicídio. E a depressão é agora reconhecida como a principal causa de doença e de incapacidade entre crianças e adolescentes.
Isso tudo era verdade, mesmo antes da Covid-19. Agora vemos as consequências da pandemia no bem-estar mental das pessoas e é apenas o começo. Muitos grupos, incluindo adultos mais velhos, mulheres, crianças e pessoas com problemas de saúde mental, correm o risco de problemas de saúde consideráveis a médio e longo prazos, se não forem tomadas medidas.
Abordar a saúde mental é fundamental para alcançar a cobertura universal de saúde. Ela merece o nosso compromisso. Muito poucas pessoas têm acesso a serviços de saúde mental de qualidade. Em países de rendimento baixo e médio, mais de 75 por cento das pessoas com problemas de saúde mental não recebem qualquer tratamento. E, no geral, os governos gastam em média menos de 2 por cento dos seus orçamentos de saúde com saúde mental. Isso não pode continuar.
Não podemos continuar a ignorar a necessidade de um aumento significativo do investimento em saúde mental. Devemos agir juntos, agora, para tornar acessíveis os cuidados de saúde mental de qualidade a todos os que precisam, para que possamos recuperar mais rapidamente da crise da Covid-19.
Recent Video On Demand