Available languages:
António Guterres (Secretário-Geral) sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2021
9 Feb 2021 -  Mensagem de vídeo o António Guterres, Secretário-Geral, no Dia internacional das mulheres e meninas na ciência 2021.
Promover a igualdade de género no mundo científico e tecnológico é essencial para a construção de um futuro melhor.
Vimos isso mais uma vez na luta contra a Covid-19.
As mulheres, que representam 70% de todos os profissionais de saúde, estão entre as mais afetadas pela pandemia e entre os que lideram a resposta à pandemia.
As desigualdades de género aumentaram dramaticamente no último ano, à medida que as mulheres carregam com o peso do encerramento das escolas e do teletrabalho.
Muitas mulheres cientistas são confrontadas com laboratórios fechados e maiores responsabilidades de cuidados, ficando com menos tempo para a investigação.
Para as mulheres no campo científico, esses desafios agravaram uma situação que já era difícil.
De acordo com a UNESCO, as mulheres representam apenas um terço dos investigadores do mundo e ocupam menos cargos seniores do que os homens nas melhores universidades.
Essa disparidade levou a uma taxa de publicação mais baixa, a menos visibilidade, a menos reconhecimento e, criticamente, a menos financiamento.
Entretanto, a inteligência artificial e a automação replicam os preconceitos existentes.
As mulheres e as meninas pertencem à ciência.
No entanto, os estereótipos afastaram as mulheres e as meninas de campos relacionados com a ciência.
É hora de reconhecer que mais diversidade promove mais inovação.
Sem mais mulheres nas ciências, o mundo continuará a ser projetado por e para homens, e o potencial de meninas e mulheres permanecerá inexplorado.
Devemos garantir que as meninas têm acesso à educação que merecem e que possam ver um futuro para si mesmas nas engenharias, na programação de computadores, na tecnologia em nuvem, na robótica e nas ciências da saúde.
Isso é fundamental no nosso trabalho para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O aumento da participação das mulheres no mundo da ciência pode reduzir a disparidade salarial de género e aumentar os rendimentos das mulheres em US $ 299 bilhões nos próximos dez anos.
As competências científicas também são cruciais para acabar com as disparidades de utilização da internet.
Juntos, poderemos acabar com a discriminação de género e garantir que todas as mulheres e meninas realizem o seu potencial e sejam parte integrante da construção de um mundo melhor para todos.
Open Video Category
UN in Action